22/05/2015 07h59 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Idaf entrega licenciamentos ambientais para produtores rurais de Castelo

20 de maio de 2015



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais, entregou 19 licenciamentos ambientais aos produtores rurais do município do município de Castelo. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (21), às 8h30, no Centro Cultural e Turístico de Castelo, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e do diretor presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior.

As licenças foram entregues aos produtores que adquiriram equipamentos agrícolas como secadores e despolpadores de café. Ao receber o licenciamento, os agricultores irão produzir de forma correta e sem agredir a natureza.

O diretor presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior, afirmou que uma das metas do órgão é trabalhar para a desburocratização dos procedimentos de licenciamento ambiental, com a finalidade de oferecer uma resposta mais rápida aos produtores rurais.

O produtor Jairo Bonela recebeu o licenciamento para operar o secador de café recentemente adquirido, que vai ajudar a família a aumentar a qualidade dos grãos colhidos a partir dessa safra. " Conseguimos esse licenciamento de maneira bem rápida e agora vamos poder trabalhar com tranquilidade e segurança, sabendo que estamos trabalhando dentro da lei e respeitando o meio ambiente ", afirmou.



O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que as políticas públicas do Governo para os próximos anos têm como um dos seus principais pilares a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. " Entre as ações elencadas em nosso planejamento estratégico estão a ampliação da reservação de água e a recuperação florestal. Aqui na região Sul, por exemplo, vamos desenvolver um programa de construção de barragens para aumentar a segurança hídrica de nossos produtores", afirmou.

Além das licenças, também foram entregues um veículo tipo caminhonete 4x4, um trator agrícola e um microscópio à Escola da Família Agrícola de Castelo. Investimentos que irão melhorar as condições de trabalho para a produção agropecuária e o transporte de insumos e mercadorias.

O Licenciamento
O licenciamento ambiental é obrigatório para as atividades rurais potencialmente poluidoras e, para solicitá-lo, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf do município no qual o empreendimento está instalado. Dentre as atividades de licenciamento realizadas pelo Idaf pode-se destacar a criação de suínos, avicultura, piscicultura, serrarias, serviços de terraplanagem, fabricação de carvão vegetal e de laticínios.

Serviço:

Entrega das Licenças Ambientais e equipamentos agrícolas aos produtores rurais de Castelo.
Data: 21 de maio, quinta-feira
Local: Centro Cultural e Turístico de Castelo (Rua Antônio Machado, 35, Centro)
Hora: 8h30


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Daniel Simões
(27)98849-9814 / (27)3636-3700
Texto: Thaís Tonini
(27) 3636-3651
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard