29/05/2015 12h47 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Idaf entrega licenciamentos ambientais para produtores rurais de Irupi

27 de maio de 2015

Cinquenta produtores rurais de Irupi, que adquiriram equipamentos agrícolas como secadores e despolpadores de café, receberam a licença ambiental nesta quinta-feira (28), durante solenidade realizada no Cerimonial Thomaz, e contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto e o diretor presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), José Maria Abreu.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que uma das metas do Idaf é trabalhar para a desburocratização dos procedimentos de licenciamento ambiental, para oferecer uma resposta mais rápida aos produtores rurais, que precisam trabalhar com tranquilidade e respeitando a legislação vigente.

Octaciano Neto lembrou que as políticas públicas do Governo para os próximos anos têm como um dos seus principais pilares a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. " Entre as ações elencadas em nosso planejamento estratégico estão a ampliação da reservação de água e a recuperação florestal. Aqui na região Sul, por exemplo, vamos desenvolver um programa de construção de barragens para aumentar a segurança hídrica de nossos produtores", afirmou.

O produtor de café arábica Everaldo Tomaz assinou as licenças que recebeu para operar dois secadores de café. Ele afirmou que agora irá trabalhar mais tranquilo, sabendo que sua atividade está legalizada, dentro das regras ambientais. "Estou muito feliz com esse licenciamento. Isso nos dá tranquilidade para trabalhar. O foco agora e fazer uma boa colheita" afirmou.

Ao receber o licenciamento, os agricultores irão produzir de forma correta e sem agredir a natureza, conforme preconiza a legislação. O evento é uma realização do Idaf em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e a Prefeitura Municipal de Irupi

O Licenciamento

O licenciamento ambiental é obrigatório para as atividades rurais potencialmente poluidoras e, para solicitá-lo, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf do município onde o empreendimento está instalado. Dentre as atividades de licenciamento realizadas pelo Idaf pode-se destacar a criação de suínos, avicultura, piscicultura, serrarias, serviços de terraplanagem, fabricação de carvão vegetal e de produtos laticínios.

Entrega das Licenças Ambientais aos produtores rurais de Irupi.
Data: 28 de maio, quinta-feira
Local: Cerimonial Tomaz - Irupi