03/08/2015 06h43 - Atualizado em 05/07/2016 18h58

Idaf orienta jovens de Jaguaré sobre acesso ao Crédito Fundiário

03 de agosto de 2015



Estudantes do Ensino Médio Profissionalizante da Escola Família Agrícola de Jaguaré (Mepes) e respectivos familiares participaram, no último sábado (1º), da palestra promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), com o tema “Crédito Fundiário: a vez da Juventude Rural”.

Segundo o palestrante Daniel Danilo Prado Araújo, engenheiro agrônomo do Idaf, o objetivo é orientar os estudantes e as famílias envolvidas sobre as oportunidades do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). “Pelo programa, esses jovens têm a chance de adquirir um imóvel e, inclusive, já desenvolver o projeto de conclusão de curso na sua própria terra. Com essas palestras, pretendemos aproximar a juventude rural do PNCF, conhecendo os critérios e condições para financiamento. O crédito fundiário tem contribuído para promoção da sucessão da agricultura familiar, permitindo que os jovens trabalhadores rurais permaneçam no campo”, explica.

O PNCF conta com linhas de créditos específicas para a juventude, como o “Nossa Primeira Terra” e “Combate à Pobreza Rural”, que oferecem taxas de juros de até 0,5% ao ano e até 20 anos de prazo para pagamento. Além disso, oferece recursos para assistência técnica e bônus adimplência de até 50% no valor da parcela para pagamentos em dia.



PNCF

O Crédito Fundiário é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. No Espírito Santo a execução está sob a responsabilidade da Unidade Técnica Estadual (UTE), que integra o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

Desde o início do PNCF no Estado, mais de 3.400 famílias já foram beneficiadas em 52 municípios. São cerca de 22 mil hectares de terra, com investimentos de R$ 159 milhões.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro - (27) 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard