10/03/2016 12h27 - Atualizado em 05/07/2016 19h03

Idaf orienta sobre emissão on-line de GTA em Guaçuí

10 de março de 2016

Produtores rurais, médicos veterinários autônomos, responsáveis técnicos e lojistas de Guaçuí participaram, nesta quinta-feira (10), do curso para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) on-line organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Em setembro, o Idaf disponibilizou para os produtores a possibilidade de emitir a GTA sem precisar comparecer a um escritório do Idaf. A facilidade, por enquanto, é exclusiva para o transporte de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos destinados a transações de abate, reprodução e engorda dentro do Estado.

O médico veterinário do Idaf, Juliano Pereira Chaves, responsável pelo treinamento, explica que os usuários não estão habituados a utilizar o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) pelo qual a GTA on-line é emitida. “Como é um procedimento recente, entendemos a necessidade de capacitar as pessoas para usarem o sistema. Como a partir de abril, as GTAs para os casos mencionados só poderão ser emitidas pela internet, é importante que os usuários sejam devidamente treinados antes desse prazo”, diz.

Nova turma

Uma nova turma já está sendo organizada para a próxima quinta-feira (17), às 15 horas, no Telecentro do município. As vagas são gratuitas e limitadas e as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura – (28) 3353-4841 ou no Escritório do Idaf em Guaçuí – (28) 3553-1504.

GTA online

A emissão on-line é feita por meio do Siapec, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), no menu “Produtor Online”. Caso o usuário ainda não tenha login e senha do Siapec, deverá solicitar em qualquer escritório do Idaf, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovante de posse da propriedade.

A vacinação do rebanho em dia (contra febre aftosa e brucelose) e a inexistência de pendências sanitárias em nome da propriedade são exigências para que a guia seja emitida.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504