24/09/2015 11h26 - Atualizado em 05/07/2016 19h00

Idaf orienta sobre emissão online de GTA em Linhares

24 de setembro de 2015



Produtores rurais, médicos veterinários autônomos e responsáveis técnicos de Linhares participaram, nessa quarta-feira (23), do primeiro curso para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) online organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A GTA é obrigatória para o transporte de animais vivos e, desde o dia 26 de agosto, o documento pode ser emitido pelos próprios produtores pela internet para o trânsito de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos destinados a transações de abate, reprodução e engorda dentro do Estado.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Rui Chaves, responsável pela organização do curso, o objetivo foi orientar os produtores e demais profissionais envolvidos quanto à utilização do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) pelo qual a GTA online é emitida. “Como é um procedimento novo, entendemos a necessidade de capacitar as pessoas para manusearem o sistema. Esta foi a primeira turma e como precisamos usar computadores, temos limitação de vagas. Mas temos intenção de realizar outros cursos à medida que tivermos demandas”, disse.

GTA online

A emissão online é feita por meio do Siapec, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), no menu “Produtor Online”.

Caso o usuário ainda não tenha login e senha do Siapec, deverá solicitar em qualquer escritório do Idaf, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovante de posse da propriedade.

A vacinação do rebanho em dia (contra febre aftosa e brucelose) e a inexistência de pendências sanitárias em nome da propriedade são exigências para que a guia seja emitida.




Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Francine Castro
Texto: Francine Castro
Telefones: (27) 9 9946-7504
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard