18/05/2012 05h48 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Idaf orienta sobre importância do Certificado Fitossanitário de Origem

18 de maio de 2012


Você sabia que para realizar o transporte de banana, citros e café dentro do Estado é obrigatório portar o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO)? Esse documento é uma exigência federal para atestar a sanidade de uma produção de vegetais, que estão sujeitos ao ataque de pragas.

No Espírito Santo, a fiscalização do trânsito de vegetais é realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Esse trabalho é fundamental para evitar a entrada, no Estado, de doenças de importância econômica, como o Moko da Bananeira e a Sigatoka Negra (que atacam a lavoura de banana, provocando queda na produção), o Cancro Cítrico e o Greening (que atacam os citros).

Como emitir o CFO

Para a emissão do CFO, é necessário contratar um Responsável Técnico (engenheiro agrônomo habilitado para emissão de CFO) que deverá cadastrar a lavoura junto ao Idaf como Unidade de Produção (UP). O Certificado só pode ser emitido a partir de UPs, que são lavouras cadastradas no órgão estadual de defesa sanitária e monitoradas por um responsável técnico que possa atestar sua sanidade.

A inspeção e certificação do material a ser transportado são realizadas ainda na lavoura.

Penalidades

Os produtores que transportam vegetais sem o devido CFO podem ter os produtos apreendidos e destruídos, sem direito a ressarcimento, conforme previsto na legislação.

Caso a produção seja comercializada para outros estados, o documento obrigatório é a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), obtida nos escritórios do Idaf, mediante apresentação do CFO e da nota fiscal.

Fique atento

- Adquira mudas apenas de viveiros registrados pelo Ministério da Agricultura.

- Faça periodicamente a limpeza adequada das caixarias, veículos, máquinas e materiais de colheita em sua propriedade.

- Evite o trânsito de pessoas e veículos dentro das lavouras.

- Para o transporte de banana, utilize apenas caixas novas de madeira, caixas plásticas higienizáveis ou caixas de papelão.

- O CFO é exigido para o transporte de banana (fruto e muda), citros (fruto e muda) e café (muda).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard