22/08/2012 05h46 - Atualizado em 05/07/2016 17h44

Idaf participa da XV Expo Iconha 2012

22 de agosto de 2012


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente na XV Expo Iconha 2012, que começa nesta quinta-feira (23) e se estende até domingo (26), no Parque de Exposição do município, com entrada franca.

Além do trabalho de fiscalização e defesa sanitária animal, identificando a presença da guia de trânsito e eventuais exames dos animais que participarão da exposição, este ano o Idaf também estará com um estande no local.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Alberto Lopes, o objetivo é orientar os visitantes sobre algumas doenças que atingem a produção de banana, como a sigatoka negra e o moko da bananeira. “Como o município é um grande produtor desse vegetal, resolvemos focar nesse assunto, fazendo um trabalho educativo junto ao público e esclarecendo possíveis dúvidas dos visitantes. Também abordaremos a importância do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO)”, explicou.



CFO
Para realizar o transporte de banana, citros e café dentro do Espírito Santo é obrigatório portar o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) ou o CFO Consolidado (CFOC). Esses documentos são exigências federais para atestar a sanidade de uma produção de vegetais, que estão sujeitos ao ataque de pragas.

Para a emissão dos documentos, é necessário contratar um Responsável Técnico (engenheiro agrônomo habilitado para emissão de CFO/CFOC) que deverá cadastrar a propriedade ou estabelecimento junto ao Idaf como Unidade de Produção (UP) ou Unidade de Consolidação (UC).

A inspeção e certificação do material a ser transportado são realizadas ainda na propriedade ou nos locais onde os produtos são beneficiados ou embalados.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard