21/02/2014 13h52 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf participa de ação do projeto Recanto Feliz em Domingos Martins

21 de fevereiro de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou nessa quinta-feira (20) do encontro de apresentação do projeto Recanto Feliz, do Instituto Brasileiro do Mar e Desenvolvimento Social (Ibramar). A reunião foi realizada no distrito de Ponto Alto, em Domingos Martins, e contou com a presença do prefeito local, Luiz Carlos Prezoti Rocha, vereadores do município e representantes da Petrobras, patrocinadora do projeto.

Na ocasião, o técnico do Instituto, Carlos Henrique Bernardes, falou aos participantes sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigido para todos os imóveis rurais pelo novo Código Florestal. “O CAR é um importante instrumento para mapeamento do uso de solo do município, possibilitando a implementação de ações pontuais de acordo com as características da região. Além disso, o cadastro será requisito para alguns procedimentos, como autorização para exploração florestal, licenciamento, entre outros. A partir de 2017, o acesso ao crédito rural somente será possível para aqueles que estiverem devidamente inscritos no CAR”, explica o técnico do Idaf.

Recanto Feliz

O projeto Recanto Feliz prevê a recuperação de áreas degradadas por meio de reflorestamento e conservação dos recursos naturais em Área de Preservação Permanente (APP), na microbacia Alto Paraju Oeste.

Segundo o chefe do Idaf em Domingos Martins, José Adinan Souza, o Instituto tem desenvolvido um trabalho de parceria com o Ibramar para orientação dos produtores atendidos pelo projeto com relação às adequações ambientais exigidas pela legislação. “Além do respaldo técnico, também temos feito um trabalho de educação ambiental com a realização de palestras. O Ibramar realizará um estudo para ampliar sua área de atuação e, assim, poderemos levar orientação às escolas e outras localidades da região. Nosso objetivo é manter os produtores devidamente informados sobre o que está previsto na legislação para evitarmos ao máximo a ocorrência de infrações”, diz Adinan.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504