13/12/2012 15h31 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Idaf participa de Encontro Nacional de Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas

13 de dezembro de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) representa o Espírito Santo no Encontro Nacional de Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas, que começou nesta quinta-feira (13), em Brasília, e segue até sexta-feira (14).

O encontro, que integra o Programa Brasil Quilombola (PBQ), do Governo Federal, prevê ações para as comunidades remanescentes de quilombos e reúne representantes dos institutos estaduais de terra, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para elaboração de um plano articulado de trabalho.

A abertura contou com a participação da ministra de Estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros, do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, do presidente do Incra, Carlos Mario Guedes, entre outras autoridades.

Segundo o chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, que representa o Instituto no encontro, o objetivo é discutir avanços, desafios e perspectivas relativos ao tema, além da elaboração de uma proposta de trabalho integrado. “O Espírito Santo possui diversas comunidades quilombolas, em especial nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Ibiraçu, Santa Leopoldina e Cachoeiro de Itapemirim. A inserção do Idaf nesses encontros é fundamental, uma vez que a identificação das terras públicas devolutas estaduais compete ao Instituto”, finaliza.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro