18/11/2015 14h17 - Atualizado em 05/07/2016 19h01

Idaf participa de evento de tecnologias de geoprocessamento no Ifes

18 de novembro de 2015

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve presente no GIS Day 2015, promovido pelo Curso Técnico em Geoprocessamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O encontro, aberto ao público, aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, no Ifes Campus Vitória.

Na tarde desta quarta-feira (18), foi realizado um minicurso de "Introdução ao QuantumGIS", ministrado pela chefe da Seção de Geoprocessamento do Idaf, Renata Stelzer Sabaini, e pelo coordenador técnico do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), Giuliano Grigolin.

Renata Sabaini explica que o QuantumGIS (QGIS) é um software livre de geoprocessamento que pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens. “Diferente de outros Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que têm um custo alto, o QGIS é acessível para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. O software permite visualização, edição e análise de dados geográficos, pode ser utilizado para montagem de mapas em diferentes formatos e diferentes utilidades e ainda permite conexão com vários bancos de dados”, diz.

Cadastro Ambiental Rural

Também nesta quarta-feira (18), o chefe da Seção de Controle Florestal do Idaf, Fabrício Zanzarini, realizou palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório para todos os imóveis rurais, cujo prazo é até maio de 2016. “O cadastro é feito pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), sendo necessário inserir o croqui georreferenciado da propriedade por meio do desenhador do sistema. O objetivo é apresentar essa ferramenta para os participantes, mostrando de que forma ela pode contribuir para a otimização de serviços”, explica Zanzarini.

Renata Sabaini também participou, apresentando os bancos de dados geográficos consolidados na Seção de Geoprocessamento do Idaf para facilitar os trabalhos de identificação de terras realizado pelo Instituto.

O GIS Day é um evento mundial de divulgação da ferramenta SIG e outras tecnologias de geoprocessamento. O Ifes promove o encontro há 15 anos.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)