30/05/2016 13h37 - Atualizado em 05/07/2016 19h04

Idaf participa de Seminário da Cadeia Produtiva da Banana em Viana

30 de maio de 2016

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participa, nesta segunda-feira (30), do 1º Seminário da Cadeia Produtiva da Banana em Viana. O evento, organizado pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, tem como objetivo fortalecer a cultura da banana pela capacitação de toda a cadeia produtiva.

O engenheiro agrônomo do Idaf, Astor Fernando Wülfing, destacou para os participantes a implementação do Sistema de Mitigação de Riscos (SMR) da sigatoka negra, doença da bananeira. “Com a confirmação da praga no Espírito Santo, o Ministério da Agricultura deverá revogar o status de área livre do Estado. Desta forma, os produtores precisarão aderir ao SMR para exportar para locais livres da doença ou que também estejam sob sistema de mitigação de riscos. Por isso, o Idaf tem participado ativamente desse tipo de encontro visando esclarecer as dúvidas dos produtores”, esclareceu Wülfing.

De acordo com o secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto, abordar o tema do cultivo da banana é essencial no cenário produtivo do município. "Uma das culturas mais fortes na produção agrícola de Viana é a banana. A ideia é favorecer o negócio do produtor para gerar renda e oportunidades", explicou.

Dentre os assuntos abordados no encontro, estão as perspectivas do mercado, técnicas para garantir melhorias na produtividade, uso e preservação da água, beneficiamento da banana, entre outros. O evento também conta com a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504