30/04/2014 11h08 - Atualizado em 05/07/2016 18h53

Idaf participa de Seminário do Agrolegal

30 de abril de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está participando do Seminário de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar e do Empreendedorismo Rural (Agrolegal) que acontecerá em oito municípios capixabas, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O segundo evento aconteceu nessa terça-feira (29), em Venda Nova do Imigrante, com palestra da médica veterinária do Idaf, Naíla Pessoa Vieira, que abordou a formalização de agroindústrias familiares de produtos de origem animal e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES).

O Susaf visa assegurar que os procedimentos e a organização da inspeção de produtos de origem animal sejam feitos por métodos universalizados e aplicados equitativamente nos estabelecimentos inspecionados. A adesão é concedida ao município ou consórcio de municípios, mediante a comprovação em auditoria de reconhecimento de equivalência do seu Serviço de Inspeção em atendimento aos critérios definidos no Decreto nº 3132-R.

O seminário

O encontro, gratuito e aberto ao público, vai promover palestras com informações técnicas sobre a formalização de agroindústrias de origem animal, vegetal, de bebidas e polpas. O objetivo é disseminar a importância do empreendedorismo e vantagens da formalização das agroindústrias familiares.
Podem participar produtores rurais empreendedores de agroindústrias, equipes das prefeituras municipais de todo o Estado e demais produtores interessados em empreender em alguma atividade.

O Agrolegal faz parte do Programa Vida no Campo e tem como objetivo promover o fortalecimento dos empreendimentos rurais, gerando a possibilidade de trabalho e renda, contribuindo com o crescimento do Estado.

O Seminário Regional do Agrolegal conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), da Seag, do Idaf e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Os municípios de Colatina, Santa Teresa, São Mateus, Nova Venécia, Iconha e Alegre serão os próximos a receber o encontro, conforme cronograma abaixo.

Cronograma:

23/04 – Cariacica