04/12/2013 08h02 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Idaf participa do Dia de Campo sobre Cafeicultura em Aracruz

04 de dezembro de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente no Dia de Campo sobre Cafeicultura, que acontecerá em Aracruz nesta sexta-feira (06). O chefe da seção de Recursos Hídricos e Solos do Instituto, Janil Ferreira da Fonseca, falará aos participantes sobre licenciamento ambiental de barragens agropecuárias.

Segundo Janil, as barragens são fundamentais para ampliar a oferta de recursos hídricos necessários ao cultivo agrícola, mas é preciso garantir que elas estejam regularizadas. “As barragens devem, obrigatoriamente, seguir as determinações previstas em lei para garantir a segurança de sua estrutura. Esses cuidados são essenciais para evitar rompimentos, que causariam grandes prejuízos ambientais e econômicos”, diz o engenheiro agrônomo.

No Espírito Santo, o Idaf é responsável pelo licenciamento de barragens com até 15 hectares de área inundada. As demais são licenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Os interessados em construir ou regularizar uma barragem (de até 15 hectares) devem procurar o escritório do Idaf. Clique aqui e veja a relação de documentos necessários para abertura do processo.

Serviço:
Dia de Campo sobre Cafeicultura em Aracruz