25/04/2014 07h35 - Atualizado em 05/07/2016 18h53

Idaf participa do I curso de elaboração do Cadastro Ambiental Rural

25 de abril de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente no I curso de elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que será realizado, nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), organizado pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), com apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-ES).

O objetivo é qualificar os profissionais que atuam na área de ciências agrárias e outras afins para elaborar o CAR dos imóveis rurais, com inserção de dados no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) utilizado pelo Idaf. A carga horária do curso é de 16 horas e será emitido certificado pelo Crea-ES.

Haverá uma palestra introdutória e discussão sobre o novo Código Florestal e o CAR, com a participação do diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas e do engenheiro agrônomo Murilo Pedroni, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes). O curso prático para utilização do Simlam será ministrado pelo chefe da Seção de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, e outros profissionais do Idaf.

O cadastro é um registro obrigatório de todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) exigido pelo novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012), que visa promover o desenvolvimento sustentável do campo, com a elaboração de políticas públicas mais eficazes na preservação e recuperação das florestas e demais formas de vegetação nativa. No Espírito Santo, o Idaf é o órgão responsável pela implementação do CAR.

O próximo curso será realizado nos dias 13 e 14 de junho. Para mais informações, acesse www.seea.org.br.