07/12/2012 15h22 - Atualizado em 05/07/2016 17h56

Idaf promove curso de identificação de pragas do mamoeiro em Jaguaré

7 de dezembro de 2012

Começa na próxima quarta-feira (12), em Jaguaré, o curso de identificação de pragas e doenças do mamoeiro, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural Patronal do município.

O curso segue até quinta-feira (13), na sede da Fazenda Dois Irmãos, em São João do Estivado, e será ministrado por instrutores do Senar.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Altoé Marinato, o objetivo é capacitar os trabalhadores que atuam nas lavouras de mamão para que realizem o controle fitossanitário das plantas. “É importante que os sanitaristas saibam identificar e diferenciar a doença encontrada e conheçam a forma adequada de controle, evitando a propagação do agente causador”, explica.

Mosaico e meleira

O mosaico e a meleira do mamoeiro são doenças que podem limitar o crescimento das plantações e provocar muitos prejuízos. A única forma de evitar que elas se espalhem e destruam toda a lavoura é por meio do corte das plantas doentes, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos.

Por isso, o Idaf orienta que os pomares sejam inspecionados semanalmente e que os mamoeiros doentes ou suspeitos de contaminação sejam eliminados. A manutenção das plantas doentes propicia a transmissão do vírus em progressão geométrica.

“Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do corte seletivo, prática conhecida como roguing, garante que o prejuízo na produção seja menor. A insistência de alguns produtores em manter as plantas doentes acarreta uma perda ainda maior na produção”, explica Fábio Marinato.


Inscrições
Os interessados devem inscrever-se previamente no Sindicato Rural Patronal de Jaguaré, localizado na Rua João Paris, nº 31, Centro. O telefone para contato é (27) 3769-1221.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard