27/11/2012 11h41 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Idaf realiza 1º curso de responsabilidade técnica em eventos agropecuários

27 de novembro de 2012

Aproximadamente 35 médicos veterinários participam do 1º curso de responsabilidade técnica em eventos agropecuários, realizado em Cachoeiro de Itapemirim, nesta terça-feira (27), durante todo o dia. O curso é realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES).

A médica veterinária do Idaf, Flaviane Castro, explica que a habilitação será exigida para os profissionais que atuarão como responsáveis técnicos em eventos agropecuários, conforme determinação da nova Portaria do Instituto, cuja publicação está prevista para o primeiro semestre de 2013.

O médico veterinário autônomo, Rodrigo Calabrez Cola, que participa do curso, destaca a oportunidade de aprimoramento. “Além de termos a chance de reciclagem, revendo alguns conceitos e medidas sanitárias relevantes, acredito que seja mais um nicho de mercado para os profissionais do Estado. Também vale lembrar que estamos todos buscando melhores condições sanitárias para os animais, isso é fundamental”, diz.

Portaria

Uma das principais alterações previstas na nova portaria refere-se à necessidade de que promotores de eventos agropecuários contratem um médico veterinário habilitado, que atuará como responsável técnico.

“Considerando o risco de difusão das doenças dos animais em eventos agropecuários e a importância de assegurar as condições sanitárias do rebanho capixaba, as novas determinações são de grande relevância para o Estado e vêm ao encontro da nossa meta de atingir o status de área livre de febre aftosa sem vacinação”, explica Flaviane

Próxima turma

O próximo curso será em Vitória e está previsto para o dia 10 de dezembro. Para participar, é preciso ter realizado anteriormente o curso de responsabilidade técnica básico, ministrado pelo CRMV-ES.

Os interessados devem inscrever-se pelo telefone (27) 3324-3877. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro