22/10/2015 13h19 - Atualizado em 05/07/2016 19h00

Idaf realiza capacitação para elaboração do CAR em Itarana

22 de outubro de 2015

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa terça-feira (20), em Itarana, capacitação para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), reunindo aproximadamente 30 pessoas, entre representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria Municipal de Agricultura, estudantes de engenharia ambiental e profissionais que atuam neste segmento.

O treinamento foi realizado pelo técnico do Idaf, José Demócrito da Silva Junior, e pelo engenheiro agrônomo do Instituto, Wilmondes Magalhães de Oliveira. Os participantes receberam orientações quanto à legislação que discorre sobre a exigência do documento e também tiveram a oportunidade de executar efetivamente o cadastro por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).

“É importante que esses profissionais e os estudantes que futuramente prestarão esse tipo de serviço estejam preparados para apoiar os produtores na execução do CAR, que é uma exigência federal para todos os imóveis rurais, sendo pré-requisito, por exemplo, para que o produtor possa ter os benefícios legais trazidos pelo novo Código Florestal Brasileiro”, explica Wilmondes.

Para José Demócrito, esse apoio é de grande relevância. “O prazo para o cadastro é até maio de 2016, por isso, entendemos que é preciso ampliar o número de pessoas aptas a realizarem o CAR. Como alguns não dominam o sistema utilizado para o cadastro, que é o Simlam, temos buscado orientar a população, sobretudo os profissionais da área”, diz.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR é uma exigência do novo Código Florestal, instituído pela Lei 12.651, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sendo pré-requisito para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade e outras atividades ou autorizações. Mais de 130 mil propriedades deverão ser cadastradas em todo o Espírito Santo, com prazo até maio de 2016.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700

Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)