19/12/2013 15h12 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Idaf realiza capacitação para Responsáveis Técnicos sobre o CAR

19 de dezembro de 2013

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoveu o primeiro treinamento para os Responsáveis Técnicos (RTs) que irão atuar em apoio ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) de alguns municípios. Representantes das prefeituras de Linhares, Castelo, João Neiva e Aracruz, do Instituto Terra e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo participaram da capacitação, que aconteceu nessa quarta-feira (18), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

Órgãos estaduais, prefeituras, associações e organizações não-governamentais podem estabelecer parceria com o Idaf por meio do Termo de Adesão Institucional para apoiar o cadastramento das propriedades rurais de determinada área de interesse. Linhares, Castelo e Vila Valério já aderiram ao Termo e outras adesões estão em andamento.

Segundo o chefe da seção de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, as instituições receberão uma chave de acesso ao Simlam – Módulo Credenciado, estando aptas para apoiar no CAR. “O Espírito Santo tem atualmente aproximadamente 130 mil propriedades rurais, portanto, esse apoio é fundamental para conferir mais agilidade ao processo. O treinamento é importante para esclarecer as principais dúvidas, já que muitos ainda não conhecem o sistema utilizado, que é o Simlam”, diz Zanzarini.

Para o diretor de agricultura e aquicultura da Secretaria de Agricultura de Linhares, Mauro Rossoni Júnior, a intenção é apoiar, sobretudo, os pequenos produtores. “Nossa intenção é prestar todo o auxílio necessários àqueles que não têm condições de contratar um profissional para realizar o seu CAR”, disse o diretor.

Tel: (27) 3636-3774 / 9946-7504