12 de Abril de 2012
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e a Superintendência Federal da Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES) recebem, nesta quinta-feira (12), a visita do representante do Comitê Cientifico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), o professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), José Soares Ferreira Neto.
O objetivo é a realização de um estudo sobre a situação epidemiológica da brucelose e tuberculose no Estado, no que se refere à prevalência destas doenças. O professor José Soares Ferreira Neto analisará as características da pecuária capixaba e efetuará o sorteio das propriedades rurais que terão seus animais testados para as enfermidades.
De acordo com a médica veterinária do Idaf, Daniele da Costa, os técnicos do Instituto serão treinados quanto aos procedimentos de colheita de amostra de sangue para diagnóstico da brucelose e também sobre a aplicação de uma substância – a turberculina – que permite verificar a ocorrência da tuberculose. Após estarem aptos, os profissionais do Idaf realizarão as ações nas propriedades selecionadas. A última etapa será a divulgação dos resultados pela equipe da USP, responsável pelo estudo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Analine Izoton
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br