21/01/2014 15h21 - Atualizado em 05/07/2016 18h20

Idaf realiza palestra para feirantes de Guaçuí

21 de janeiro de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoveu uma palestra para 40 produtores de Guaçuí que comercializam produtos de origem animal na feira do município. O encontro foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, na última segunda-feira (20).

O médico veterinário do Idaf, Carlos Nogueras Martins, abordou o tema “A importância da inspeção sanitária dos produtos de origem animal”, destacando a obrigatoriedade de que leite, mel, queijos, carnes e outros produtos sejam devidamente registrados no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Os feirantes foram orientados sobre as exigências para cada item comercializado na feira. “É fundamental que eles adquiram carnes de estabelecimentos inspecionados e adotem os cuidados necessários no processo de manipulação e acondicionamento para que a população tenha acesso a produtos de qualidade oferecidos nas feiras”, diz Carlos.

A médica veterinária do Idaf, Letícia Meireles, apresentou aos participantes as principais doenças transmitidas por esses alimentos. “Produtos manipulados de forma inadequada, sem respeitar as exigências higiênico-sanitárias, podem provocar listeriose, salmonelose, teníase, entre outras”, disse. Ela também destacou os cuidados necessários durante a manipulação dos alimentos.

Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504