26/11/2012 13h53 - Atualizado em 05/07/2016 17h49

Idaf realiza palestra sobre raiva animal para produtores rurais de Dores do Rio Preto

26 de novembro de 2012

Na próxima quinta-feira (28), produtores rurais de Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, conhecerão um pouco mais sobre os cuidados necessários com a raiva animal. Uma palestra, aberta ao público, será realizada às 18 horas, no Salão Multimídia da Prefeitura, pelo médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Carlos Nogueras Martins.

Em outubro deste ano foram registrados dois casos no município, o que despertou a preocupação do Idaf e da Secretaria Municipal de Saúde. Há dois anos não havia registro de casos positivos para a raiva animal em Dores do Rio Preto.

Segundo Carlos Nogueras, outras palestras serão realizadas na região a fim de difundir os cuidados necessários em caso de contato com animais com sintomas da doença, além da importância de comunicarem imediatamente ao Idaf.

O Instituto acompanha os casos com suspeita de raiva, realizando o exame para confirmação da doença. O Idaf conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da raiva. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas.

Controle de morcegos

Outra ação do Idaf no trabalho de combate à raiva animal é o controle populacional dos morcegos hematófagos. Esse trabalho é feito com a instalação de redes em lugares como grutas e currais. A equipe de captura já foi acionada e a previsão é de que, em duas semanas, o trabalho seja realizado em Dores do Rio Preto, sobretudo nas localidades de Cachoeira Alegre e Serro.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro