19/02/2014 08h57 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf realizará estudo para redefinição dos limites do Rio Itabapoana

19 de fevereiro de 2014



Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estiveram reunidos com servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Coordenadoria de Geoprocessamento e Cartografia da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), na última terça-feira (18). O objetivo foi o direcionamento das ações que precisam ser realizadas para redefinição dos limites do Rio Itabapoana, localizado na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

O diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, destaca que esta é uma ação importante para o Estado. “A definição assertiva dos limites é necessária para respaldar as políticas públicas locais, além de ser fundamental para a divisão do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e ainda para as questões de regularização fundiária. Ficamos felizes em poder contribuir com o IBGE neste trabalho, em parceria com a Ceperj”, disse o diretor.

O chefe do Departamento de Terras e Cartografia do Idaf, Robson de Almeida Britto, explica que, entre 1960 e 1970, o Itabapoana foi retificado (alinhado), alterando as configurações físicas dos limites intermunicipais e interestaduais. “Por isso, é fundamental que sejam redefinidas e devidamente mapeadas as áreas pertencentes a cada estado. O Idaf ficará responsável por desenvolver um relatório técnico, que ainda no mês de março será submetido à avaliação dos dois estados para posterior validação da Advocacia Geral da União”, explica.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard