19/03/2013 12h58 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Idaf recebe certificado de reconhecimento do Programa Mais com Menos

19 de março de 2013


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recebeu, na manhã desta terça-feira (19), certificado de reconhecimento pelas ações de controle e eficiência do gasto público com limpeza ao longo de 2012. A premiação, realizada no Palácio Anchieta, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público - Mais com Menos.

Para o administrador do Idaf, Pedro Caçador Neto, que coordenou o programa no Instituto em 2012, o resultado é importante, mas é preciso que haja consciência de todos para o alcance de melhores índices. “Queremos que o gasto eficiente se estenda para outras áreas, como energia e água, por exemplo. Para isso, é fundamental uma sensibilização para mudança de hábitos de consumo. Todos precisam estar comprometidos com o programa, afinal, os benefícios também são de todos. Organização e planejamento também contribuirão para atingirmos as metas que serão definidas para 2013”, disse.

A redução nos gastos do Idaf com limpeza em 2012 foi de 6% em relação ao ano anterior. Os números são resultado do maior controle dos serviços prestados e de parcerias realizadas com o poder público local em alguns municípios.

O Idaf também foi reconhecido pela participação no programa com a implantação do Sistema de Gestão de Despesas (SIGED) em todas as despesas priorizadas.

Segundo Pedro Neto, o reconhecimento do Idaf no programa deve-se principalmente à implantação da metodologia na área administrativa. “Agora, o próximo passo é divulgar aos servidores o programa e as práticas que privilegiem a redução do custeio, porém com maior eficiência nas atividades”, opina. Ele lembra ainda que o desafio de redução foi grande em função do aumento considerável do número de servidores que ingressaram no Instituto no último concurso público. “Tivemos aumento nos gastos com telefonia, veículos, informática, entre outros itens, que são necessários para o desenvolvimento das atividades do Idaf”, explicou Pedro.

Mais com Menos
O Programa Mais com Menos visa aumentar a eficiência do gasto, preservando a qualidade da prestação dos serviços públicos, em benefício da população. Tem como diretrizes: controle, ética, transparência e eficiência. Iniciado em maio/2009, abrange todos os órgãos da Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard