15/06/2012 14h19 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Idaf recebe especialista em educação sanitária e ambiental para palestra no 'Plantando Ideias'

15 de junho de 2012



Na manhã desta sexta-feira (15), aproximadamente 80 servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) tiveram a oportunidade de debater a educação e a comunicação na saúde agropecuária e ambiental. A palestra foi ministrada pelo professor Clovis Thadeu Rabello Improta, membro do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação para Saúde (Conesco).

O encontro, que teve início nessa quinta-feira (14), se estende durante todo o dia, com palestras e dinâmicas de grupo, integrando a segunda fase do projeto “Idaf - Plantando Ideias”, que visa motivar a adoção de práticas voltadas para a área de educação sanitária e ambiental.

Segundo Clovis Thadeu Improta, o trabalho de defesa não se resume apenas à fiscalização. “Essa missão envolve um processo de legislação sanitária, onde está incluída a fiscalização para verificar o cumprimento da lei, além de um trabalho de pesquisa epidemiológica e de educação sanitária. Precisamos unir a sabedoria da epidemiologia, a força da legislação e a beleza da educação. O serviço de defesa agropecuária e florestal precisa desses três pilares para que não gere antipatia social ou mesmo atue com ineficiência”, explicou o professor.



Clovis Improta reforçou, ainda, a importância da epidemiologia nesse contexto. “É ela que vai dizer onde o problema sanitário ocorre, onde poderá ocorrer e quais são as perspectivas de difusão. Com base nisso, podemos estabelecer o processo de legislação e de atuação em educação sanitária. O bom sanitarista, seja na área animal, vegetal ou florestal, é aquele que domina o conhecimento epidemiológico, conhece e aplica a legislação e sabe conduzir o público dentro daquilo que preconiza a educação sanitária”, disse.

No primeiro dia do evento, os participantes se atualizarem sobre a nova Lei de Terras do Espírito Santo, a Lei 9.769/2011. Também houve participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que apresentou palestras voltadas para a importância do bom relacionamento entre o servidor público e o produtor rural.

Integração

Para promover a integração entre os servidores, no final da tarde da quinta-feira (15) foi realizado o II Torneio de Futsal do Instituto, no Ginásio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

O time vencedor foi o Escritório Regional de Nova Venécia, que derrotou a equipe do Escritório Central na primeira rodada. Cachoeiro de Itapemirim também venceu a primeira fase contra o time de Colatina. A final foi disputada entre Cachoeiro de Itapemirim e Nova Venécia, que venceu por 3 a 0.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard