04/04/2012 08h12 - Atualizado em 05/07/2016 17h36

Idaf recebe menção especial em Prêmio Destaque Capacitação

04 de abril de 2012

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) recebeu, na tarde dessa terça-feira (03), Menção Especial na categoria Órgão Público Estadual - que mais capacitou gestores públicos no Programa de Desenvolvimento Gerencial da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A premiação aconteceu durante a entrega da primeira edição do Prêmio Destaque Capacitação, promovido pela Esesp, que tem como objetivo reconhecer o esforço e participação dos órgãos públicos estaduais e municipais do Poder Executivo nas ações de capacitação da Escola.

O governador Renato Casagrande destacou que “o trabalhar adequadamente” é uma exigência da sociedade, que participa cada vez mais da fiscalização da gestão pública. “A nossa determinação em aprimorar o atendimento à população e trabalhar pela elevação da qualidade de vida dos capixabas vem ao encontro dos anseios do contribuinte e passa pela capacitação dos nossos servidores”, avalia.

O governador também agradeceu a motivação e empenho dos servidores estaduais na condução da gestão. “Nós todos somos responsáveis pelo sucesso da administração e vamos nos esforçar cada vez mais para garantir a capacitação e valorização do funcionalismo estadual”, disse.

O Prêmio Destaque Capacitação foi entregue aos vencedores de três categorias. Para a diretora presidente da Esesp, Maria Luiza dos Santos Vellozo, a Esesp tem como desafio continuar crescendo em quantidade e qualidade, na busca por melhores resultados para o Estado e para a sociedade.

“Ano após ano, a Escola vem se aperfeiçoando com novos programas e cursos e o resultado é visto com o aumento de servidores capacitados. Em 2012, já temos um total de 3.200 servidores capacitados, e hoje estamos aqui para reconhecer e incentivar cada vez mais essa participação com a entrega do prêmio. A Esesp acredita no investimento e no desenvolvimento de pessoas que resulta em maiores e melhores benefícios para toda a sociedade capixaba”, explicou Vellozo durante a abertura do evento.

Prêmios

Na categoria Órgão Público Estadual - que mais capacitou gestores públicos no Programa de Desenvolvimento Gerencial da Esesp, o vencedor foi a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

“Nós nem sabíamos desse prêmio, estamos muito felizes, principalmente por atuarmos em uma área muito técnica e termos a necessidade de qualificar constantemente nossos servidores. A Esesp nos dá essa oportunidade e oferece capacitações em diversas áreas e para todos servidores”, disse o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Já na categoria de Órgão Público - que mais capacitou servidores reconhecendo a importância do seu desenvolvimento, o vencedor foi o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

E como o município que mais efetivou parceria com a Esesp dentro do Programa de Melhoria da Gestão Municipal nos anos de 2010/ 2011, capacitando o maior número de servidores e gestores municipais, o grande vencedor foi a Prefeitura Municipal de Colatina.

Para o prefeito Leonardo Deptulski “manter uma equipe qualificada exige dos gestores um esforço permanente. O fato de a Esesp oferecer qualificação também aos municípios é um ato de grandeza tanto da Escola quanto do Governo do Espírito Santo, porque muitos municípios não teriam condições de manter essa estrutura de qualificação oferecida”, disse.

Além dos vencedores, os classificados de 2º ao 5º lugar em cada categoria receberam uma Menção Especial pelos resultados alcançados.

O objetivo da premiação é reconhecer o esforço e participação dos órgãos públicos estaduais e municipais do Poder Executivo nas ações de capacitação, além de sensibilizar e incentivar os servidores e gestores públicos a investirem no desenvolvimento das pessoas.

O troféu entregue aos vencedores, em formato de árvore estilizada, representa a trajetória de um servidor público de excelência, com raízes personificando suas qualidades e valores, tronco retorcido demonstrando conteúdo e competência, levando à visão do todo através do formato de sua copa e concluindo com a ideia de infinito na totalidade da escultura, retratando a necessidade contínua de desenvolvimento.

Encerrando as atividades, os servidores prestigiaram a palestra "A Estrutura de Valor de Uma Organização Baseada em Talentos", com o palestrante Waldez Ludwig, que falou sobre a importância do reconhecimento do talento presente de cada ser humano. Com muito bom humor, ele arrancou boas gargalhadas dos presentes no evento.

O evento foi realizado na tarde dessa terça-feira (03) no Centro de Convenções de Vitória, e também contou também com a apresentação musical da “Fames Jazz Band”, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que fez um show na abertura oficial das atividades de capacitação 2012 da Esesp.

Capacitações

Em 2012, de janeiro a março, a Esesp capacitou um total de 3.200 servidores estaduais e municipais. No mesmo período de 2011, foram 899. O percentual de crescimento é superior a 200%.

Em 2011 a Esesp capacitou mais de 20 mil servidores municipais e estaduais, em 450 turmas e mais de sete mil horas de treinamentos durante todo o ano.

A Esesp oferece cursos voltados para os servidores públicos estaduais e municipais e têm como objetivo a promoção de capacitação eficaz e contínua, em busca da efetividade nos programas e projetos empreendidos pelo novo modelo de gestão do Governo do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação/Seger - Clarissa Scárdua Tel.: 3636-5206 / 9949-6018 clarissa.scardua@seger.es.gov.br - Flávia Zambrone Tel.: 3636-5206 / 9761-0722 flavia.zambrone@seger.es.gov.br - Fabricia Borges Tel.: 3636-5205 / 9747-9462 fabricia.ruy@seger.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo - Rodolfo Harckbart Tel.: 27 9945-7534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br