15/08/2014 07h37 - Atualizado em 05/07/2016 18h55

Idaf recebe representante do Instituto Mineiro de Agropecuária

15 de agosto de 2014



Na manhã dessa quinta-feira (14), os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de inovação tecnológica que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o “Inova IMA”. O projeto foi apresentado pelo médico veterinário e gerente de projetos do Instituto, Bruno Rocha de Melo.

Segundo Bruno, a sistematização de dados é fundamental para um órgão de defesa agropecuária estadual. "Precisamos informatizar as atividades de campo e garantir o cumprimento das normas e a perfeita coleta de dados para que os trabalhos sejam cada vez melhor executados. Com isso, conseguimos obter informações analisáveis que estejam estruturadas numa base de dados, além de agregar transparência e credibilidade que são fundamentais para o nosso serviço”, diz.

Melo destacou, ainda, a importância do envolvimento da área meio, como administração, finanças, planejamento, entre outras. “Todos os setores precisam estar envolvidos e engajados para que seja possível viabilizar as mudanças necessárias na reformulação dos processos”, complementa.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, destacou que é importante que o Instituto também aperfeiçoe os trabalhos de campo com a inserção de aparatos tecnológicos que ofereçam melhores condições de trabalho ao profissional e agilizem o andamento do serviço. “O Sistema de Integração Agropecuária Online (Siapec) e o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), por exemplo, já cumpriram esse papel. Agora precisamos levar essa informatização também para os trabalhos de campo”, opina Chagas.



Inova IMA

O Inova IMA tem como objetivo o aperfeiçoamento da gestão e execução das atividades finalísticas, ditas de campo, utilizando-se para tal a melhoria dos processos operacionais e sua subsequente informatização. O projeto promove uma nova alavancagem na busca pela excelência operacional, contribuindo para que o corpo gestor e técnico usufrua de metodologias e tecnologias até então inexistentes no Instituto.

O Inova IMA prevê duas iniciativas para apoiar as equipes de fiscalização: "Acesso a uma biblioteca de e-books" e "Ajuda campo a campo". O primeiro faz com que cada nova publicação, seja de uma lei ou manual técnico, se transforme em informação para consulta a qualquer tempo nos tablets dos servidores. Já o outro é uma forma de auxílio no preenchimento de um formulário eletrônico. "Esta ajuda retornará ao fiscal orientações quanto ao significado de termos utilizados, vínculos legais, medidas a serem tomadas, tudo direcionado especificamente àquela etapa de fiscalização", explica.




Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard