30/05/2012 13h46 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Idaf recolhe embalagens vazias de agrotóxicos em Vila Pavão e Mantenópolis

30 de maio de 2012

Os produtores rurais de Vila Pavão e Mantenópolis estão tendo a oportunidade de promover a limpeza de suas propriedades, evitando a contaminação humana e também do meio ambiente. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com as prefeituras municipais, está realizando a campanha “Campo Limpo”, que tem por objetivo recolher as embalagens vazias de agrotóxicos, produtos com prazo de validade vencido, sem nota fiscal e de uso proibido. Durante os trabalhos, serão montadas Unidades de Coleta em diversas localidades nas zonas rurais e urbanas dos municípios.

Em Mantenópolis a campanha teve início na terça-feira (29) e segue até sexta (01). Segundo o técnico em agropecuária do Idaf, Alexandre Rodrigues, as ações visam a trabalhar a sensibilização ambiental dos produtores rurais, enfatizando o destino correto das embalagens de agrotóxicos. “Em nosso município aproveitaremos as comemorações pela Semana do Meio Ambiente, que começa no dia 05 de junho e faremos, junto à campanha, um trabalho educativo em seis escolas municipais. Na atividade, os estudantes irão confeccionar cartazes sobre as embalagens de agrotóxicos, tema que já foi previamente abordado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, junto às diretorias dos colégios”.

Em Vila Pavão, por sua vez, a campanha ocorrerá no período de 04 a 06 de junho. Nos locais de recolhimento os produtores poderão entregar as embalagens vazias e receber orientações quanto aos cuidados com os agrotóxicos, e outros temas relacionados à legislação em vigor. Os produtos recebidos pelo Idaf serão corretamente destinados ao descarte, dentro das normas técnicas. Sendo assim, as embalagens passíveis de reciclagem serão direcionadas a este fim, as que não podem passar por este processo serão submetidas à incineração controlada.

Embalagens Vazias

É importante destacar que, de acordo com a legislação estadual, as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas, junto com as tampas e rótulos, na unidade de recebimento indicada na nota fiscal da compra do produto ou na loja em que foram adquiridas. Todo estabelecimento que comercializa agrotóxico deve ter, obrigatoriamente, um local dentro das normas exigidas para receber as embalagens.

Programação da Campanha

Francine Castro/ Jória Scolforo