10/06/2013 12h09 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Idaf representa o Espírito Santo no V Congresso de Qualidade do Leite

10 de junho de 2013

Os médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Thiago Farias e Priscila Scofano, representarão o Laboratório de Monitoramento da Qualidade do Leite do Espírito Santo no "V Congresso do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL)", que começa nesta segunda-feira (10) e se estende até quarta-feira (12), em Águas de Lindóia, São Paulo.

Segundo Thiago Farias, coordenador do Laboratório de Saúde Animal do Idaf, o encontro será fundamental para a discussão de temas relevantes relacionados à cadeia produtiva do leite com enfoque também para aspectos de sanidade animal e apresentação dos resultados dos laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

A programação do Congresso contemplará apresentação de temas importantes, todos voltados para qualidade do leite, com palestrantes nacionais e internacionais de renome em suas áreas de atuação, além da apresentação de resumos expandidos de pesquisas relacionadas às mastites e qualidade do leite.

Laboratório de Monitoramento da Qualidade do Leite

O Laboratório de Monitoramento da Qualidade do Leite do Idaf foi criado em 2012 e representa um grande aliado da segurança alimentar e também dos produtores. As análises são realizadas semanalmente de forma experimental para as cooperativas que participam do Sistema OCB/SESCOOP, Associação de Criadores e Produtores de Gado de Leite do Espírito Santo (ACPGLES) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Laboratório é importante também para a realização de pesquisas em parceria com instituições de ensino do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O objetivo é atender à demanda dos pecuaristas de leite e das indústrias de laticínios do Estado. São realizadas, em média, 400 análises por semana. O leite passa pelo monitoramento em equipamentos automatizados de última geração, sendo verificados itens como gordura, proteína e lactose, além de realizar a contagem eletrônica bacteriana das amostras.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard