31/03/2014 05h51 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Idaf resgata marcos de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais

28 de março de 2014



Técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) constataram, na última quinta-feira (27), divergências entre a localização dos marcos e a divisa atualmente utilizada entre Espírito Santo e Minas Gerais.

Durante a inspeção na localidade de Muritiba, em Ecoporanga (ES), os marcos foram fotografados e georreferenciados com tecnologia de GPS, tendo sido identificada diferença média de dois quilômetros em seu posicionamento. “O Espírito Santo estava perdendo uma área de aproximadamente 42 quilômetros quadrados, o que equivale a 4.300 campos de futebol, por exemplo. Esse trabalho é resultado do esforço que vem sendo feito pelo Idaf para consolidar as linhas limítrofes com os estados vizinhos”, conta Vailson Schineider, chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf.

Segundo Delton Almeida Matos, chefe do escritório do Idaf em Ecoporanga, a recuperação da localização dos marcos é de extrema importância para os serviços do Instituto no município. “O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o processo de regularização fundiária que estão em andamento no município dependem de um ajuste preciso das divisas para que as propriedades sejam demarcadas corretamente, sem conflito com as terras vizinhas”, explica Delton.

A próxima etapa do trabalho será o ajuste digital da divisa nos sistemas e bases informatizadas e a alteração no mapa estadual.

Histórico da divisa com Minas Gerais

Ecoporanga e demais municípios do Noroeste capixaba fazem parte da antiga “região do contestado”, uma faixa de terra que durante muitas décadas foi disputada por mineiros e capixabas. Na década de 1960, um acordo bilateral pôs fim à disputa e foram constituídas equipes técnicas com representantes dos dois estados para a implantação de marcos de divisa ao longo da linha litigiosa, que permaneceram até hoje.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard