8 de maio de 2012
Nesta terça-feira (8), técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) se reunirão com produtores de ovos de Santa Maria de Jetibá, além de representantes do poder público, sindicatos e federações ligadas ao setor.
O encontro, que ocorrerá às 18h30, no Auditório da Câmara de Vereadores do município, visa conscientizar os participantes sobre a obrigatoriedade do Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal) para a produção de ovos e a importância da atividade para a qualidade dos produtos comercializados.
O médico veterinário do Idaf, Alan Paulo Moreira Teixeira, explica que o Serviço de Inspeção é fundamental para que sejam adotadas as medidas higiênico-sanitárias que garantam ao consumidor alimentos sadios, seguros e confiáveis. “Ovos sem inspeção colocam em risco a saúde da população, que pode adquirir produtos contaminados por bactérias e fungos – principais microrganismos responsáveis pelas alterações observadas no ovo após a postura. A contaminação por Salmonella, por exemplo, acarreta problemas como diarreia, dor abdominal e febre”, explica o veterinário.
Serviço de Inspeção Oficial
O Serviço de Inspeção Oficial é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem aos governos federal, estadual ou municipal.
Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é necessário contar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos podem ser fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Ao adquirir um produto de origem animal, o consumidor deve ficar atento se na embalagem consta a origem e o registro de inspeção.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br