22/07/2015 05h22 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Nova linha de divisa entre municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta

21 de julho de 2015

Foi publicada nessa segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado, a Lei Estadual nº 10.399 que estabelece nova redação para a linha de divisa entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta a partir do memorial descritivo produzido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Segundo o chefe do Departamento de Terras e Cartografia do Idaf, Robson Britto, essa é uma reivindicação antiga por parte de Vargem Alta, que não teve a localidade de Alto Gironda incluída em seu território durante o processo de emancipação ocorrido em 1988. “O Idaf desenvolveu o projeto topográfico a partir de informações do poder público municipal e com o apoio de imagens aéreas georreferenciadas e cartas topográficas. A nova linha foi traçada com a utilização de técnicas modernas de mapeamento e modelos computacionais que simulam o relevo local, permitindo a identificação exata dos rios, córregos, topos dos morros e coordenadas. Essa técnica, que garante um trabalho refinado de cartografia, vem sendo utilizada desde 2010”, disse ele.

O próximo passo será a adequação das divisas distritais dos dois municípios, cujo trabalho deve contar também com a participação do Idaf.

Com a nova linha de divisa, o município de Vargem Alta teve acrescido ao seu território uma área de 407 hectares (equivalente a 407 campos de futebol).

Divisas municipais

O Idaf é a autarquia estadual responsável pelo mapeamento oficial das divisas administrativas do Estado do Espírito Santo, seus municípios e distritos. Os mapas gerados pelo Instituto possuem aplicações que vão desde a distribuição financeira do Fundo de Participação dos Municípios até a base cartográfica do IBGE, necessária para a correta localização das pessoas e residências durante os censos populacionais.

Tels: (27) 3636-3713 / 99946-7504