28/03/2016 13h10 - Atualizado em 05/07/2016 19h03

Operação feriado: Idaf realiza blitz para orientar sobre transporte de cargas agropecuárias

28 de março de 2016



Uma blitz educativa foi feita na divisa do Estado com o Rio de Janeiro. A ação foi organizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito santo (Idaf), em parceria com a Polícia Militar Ambiental, na última quarta-feira (23), às vésperas do feriado de Páscoa. O objetivo foi levar informações aos condutores sobre as exigências sanitárias e o trabalho de defesa, tanto na área animal quanto vegetal, e ainda sobre as recomendações na área florestal.

Aproximadamente 770 veículos foram abordados durante todo o dia, tendo sido constatado o transporte irregular de 31 metros cúbicos de madeira do tipo “pinus”, sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), documentação obrigatória. Os dois veículos eram procedentes de Tijucas do Sul (PR) e seguiriam para Cariacica e Vila Velha. As cargas foram rechaçadas para retorno à origem. Um dos condutores foi autuado por desrespeitar o bloqueio fiscal.

O Idaf conta com quatro barreiras sanitárias fixas, localizadas nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, que atuam na inspeção de cargas em trânsito, tanto de vegetais (frutos e mudas) e florestais (madeiras, toras, lenhas), como de agrotóxicos e de animais (aves, bovinos, equídeos, entre outros), seus produtos (carne, leite, pescado, mel, ovos) e subprodutos (couro, cama-de-frango etc.).

Os veículos de carga, trafegando nos dois sentidos da rodovia, são obrigados a parar no Posto de Fiscalização Agropecuária do Idaf e estão sujeitos à inspeção.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard