18/05/2012 05h52 - Atualizado em 05/07/2016 17h42

Palestras em Vila Valério orientam estudantes a vacinarem o rebanho contra a febre aftosa

18/05/2012

Segue até o dia 31 deste mês a 100ª campanha de vacinação contra a febre aftosa, e todo o rebanho bovino e de bubalino (de búfalos) do Espírito Santo, com até 24 meses de idade, está sendo vacinado. Com o objetivo de informar sobre a importância da imunização, além dos sintomas e características da doença, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará, no município de Vila Valério, atividades de educação sanitária. O trabalho consistirá em palestras, ministradas pela médica veterinária Stella Silva na Escola Agrícola do Bley, nesta quinta-feira (17) e no próximo dia 24 de maio.

“Na escola agrícola há muitos filhos de produtores rurais. Irei abordar as causas da enfermidade, as formas de transmissão, os sinais clínicos, a prevenção e as ações de erradicação, enfatizando a relevância da imunização do rebanho” explica Stella.

Campanha de Vacinação

A 100ª campanha de vacinação começou no dia 01 de maio. A vacinação é realizada pelos próprios produtores, e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas. Após o procedimento, o produtor deve comparecer ao Idaf de seu município, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral realizada no órgão.

A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). Alguns dos sintomas clínicos da doença são perda de peso, febre e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais. Ao suspeitar que seus animais apresentam algum desses sintomas, notifique imediatamente o Instituto em seu município.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Jória Motta Scolforo
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard