26/03/2013 14h21 - Atualizado em 05/07/2016 17h59

Pescado e mudas de café apreendidos em Iúna

26 de março de 2013



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, apreendeu mais de 10 mil mudas de café transportadas de forma irregular. A apreensão aconteceu nessa segunda-feira (25), em Iúna. A carga era proveniente de Ibatiba e seria comercializada em Ibitirama.

O engenheiro agrônomo do Idaf, Michell Bahia Dutra Emerick, explica que o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é uma exigência federal para o transporte de mudas de café dentro do Espírito Santo, atestando a sanidade da carga e evitando a introdução de doenças nas lavoras do Estado. As mudas foram destruídas, conforme preconiza a legislação.

Na ocasião, também foram apreendidos aproximadamente 70 quilos de peixe, transportados sem a documentação sanitária oficial obrigatória, que permite verificar as condições higiênico-sanitárias da produção de alimentos de origem animal. “Os produtos vinham de Guarapari e seriam comercializados em várias cidades do interior do Estado, entretanto, sem o registro no Serviço de Inspeção Oficial não há como comprovar se os alimentos estão aptos ao consumo. Por isso, a carga foi destruída”, explica Michell.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard