21/06/2013 11h34 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Polo de Tangerina Ponkan e Laranja Capixaba é inaugurado no ES

21 de junho de 2013

O primeiro dia de mercado do Polo de Tangerina Ponkan e da Laranja Capixaba marcou a manhã desta quinta-feira (20) no entreposto central das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Além dos produtores, compradores e comerciantes que circulam diariamente na unidade, autoridades e representantes marcaram presença na inauguração do espaço.

O dia de mercado é desenvolvido pela Ceasa/ES em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o principal objetivo é priorizar os produtos que fazem parte do programa 'Polos da Fruticultura' e estão em período de safra, por meio de um espaço destinado aos produtores para a exposição das frutas e a realização de contatos comerciais.

O projeto também contará com a participação de outros produtos que compõem o Polo da Fruticultura mostrando, valorizando e dando a oportunidade de conquistar novos mercados.

Segundo o governador Renato Casagrande é melhorando a gestão, interiorizando as unidades e marcando presença no dia a dia do produtor, que contribuirá para resolver os problemas relacionados a logística e a comercialização de cada produto. “Dessa forma, conseguimos ajudar o produtor a vender o produto, o que gera renda e emprego para quem está no interior. Temos que dar prioridade ao trabalho do produtor e fortalecer a Ceasa. Usar a agricultura para desenvolver o Estado de forma equilibrada. Por isso, investimos nos programas Caminhos do Campo, Telefonia Móvel e equipamos os municípios com máquinas”, pontua.

“Este espaço dá oportunidade aos produtores de expor os produtos e comercializarem também. Dessa forma, além do contato comercial, eles podem mostrar de onde vêm e a boa qualidade do produto. Quero agradecer a todos que participaram para a realização desse projeto, que já é um sucesso aqui no entreposto da Ceasa”, destaca o diretor- presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi.

Segundo o diretor- presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, "o Incaper está presente em cada canto do nosso Estado. Com isso, podemos trabalhar para melhorar cada vez mais esta parceria entre técnicos e prefeituras. Isso é fundamental para o sucesso dos nossos produtores", destaca.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Davi Diniz de Carvalho, o Idaf quer manter parceria com os produtores, porque assim, trabalhando juntos, conseguem manter um produto de qualidade.

"A atuação do Governo na vida do agricultor começa com os incentivos, por meio de diversos programas, além de repasse de mudas e caixas plásticas para intensificar a produção e logística. O Espírito Santo vai produzir 24 mil toneladas de tangerina ponkan nesta safra que está em curso e estamos fechando um ciclo ao trazer produtos para este importante espaço", finaliza o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Destaque Tangerina Ponkan

Os municípios produtores da tangerina ponkan são Jerônimo Monteiro, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina e Muniz Freire.

Em 2012 foram 5.446 toneladas comercializados no mercado de Cariacica, a produção capixaba respondeu por 96% da comercialização total. A safra deste ano está estimada em 24 mil toneladas resultado do plantio de 1.300 hectares. Aproximadamente, 1000 produtores rurais estão diretamente envolvidos no plantio deste produto.
Polos da Fruticultura

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, vem desenvolvendo ações para implantação, consolidação e revitalização da cultura do abacaxi, acerola, banana, caju, coco, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, morango, tangerina e uva, que, aliadas ao cacau, formam os 14 Polos de Fruticultura do Estado.

As regiões dos Polos foram definidas de acordo com as características de clima e solo e em função das exigências de cada cultura, de forma que os produtores rurais, as agroindústrias, as instituições públicas, as associações e empresas de diversos segmentos locais possam atuar coletivamente.

Com o objetivo do Governo do Espírito Santo de tornar o Estado uma referência nacional na produção e industrialização de frutas, foram distribuídas, até 2012, 1,68 milhão de mudas para os produtores das diversas regiões dos Polos e mais de 57 mil caixas plásticas para transporte de frutas. Essa distribuição, realizada em 50 municípios, contribuiu para ampliar a área plantada e garantir a alta produtividade e qualidade das frutas.

Conheça abaixo os coordenadores dos Polos de Fruticultura:

Polo de Abacaxi:

Maria Elizabete Oliveira Abaurre – Centro Regional Centro Serrano

Polo de morango:
Cintia Aparecida Bremenkamp – Escritório do Incaper de Pedra Azul

Saiba mais sobre cada polo no link http://www.incaper.es.gov.br/?a=servicos/folders.

Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier