06/04/2016 11h05 - Atualizado em 05/07/2016 19h03

Produtores de Brejetuba recebem orientação sobre regularização fundiária

06 de abril de 2016

Produtores de Brejetuba participaram, nessa terça-feira (05), do Encontro sobre Regularização Fundiária, organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região.

Os participantes receberam orientações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), legitimação de terras devolutas e conheceram a nova linha de divisas intermunicipais entre Brejetuba e Afonso Cláudio, definida pelo Instituto. Além disso, foi realizada a entrega de títulos de terras devolutas e de CAR a sete produtores. “Escolhemos algumas pessoas para que representassem os demais que receberão seus documentos em Brejetuba. Mais de 200 cadastros já foram entregues e outros 200 estão disponíveis para que os produtores possam retirá-los no escritório do Idaf no município”, explicou o engenheiro agrônomo, Denevaldo Filete, responsável pelo escritório do Idaf na região.

Em Brejetuba, já foram protocolados junto ao Idaf, até o momento, 635 Cadastros Ambientais Rurais, o que representa 53% das propriedades locais. “Esse número precisa ser incrementado e esse é um dos objetivos do evento. Queremos explicar para os produtores como são os procedimentos e de que forma eles podem se regularizar, inclusive porque o CAR é pré-requisito para ações, como o registro e transferência de imóveis em cartório, aquisição de crédito junto aos bancos, obtenção do título de terra devoluta, licenciamento ambiental e atendimento de outras demandas realizadas pelo Idaf, por exemplo”, orientou o engenheiro agrônomo do Instituto, Jonnyr Gonçalves Moreira.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504