22/01/2013 08h40 - Atualizado em 05/07/2016 17h57

Produtores de leite do Espírito Santo recebem três mil doses de sêmen bovino

21 de janeiro de 2013

Pequenos criadores de gado de 16 municípios do Espírito Santo receberam doses de sêmen de touros de alto padrão genético para formação de 30 novos núcleos de inseminação. Três mil doses, divididas em 30 botijões, foram distribuídas a associações e prefeituras para melhorar a qualidade da produção pecuária capixaba. As entregas foram realizadas na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Bento Ferreira, Vitória.

A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O investimento para a aquisição do sêmen e dos botijões para estocagem do material soma R$ 73.599,00 e deve atender a 270 produtores.

O vice-governador Givaldo Vieira esteve presente na solenidade e pontuou ações do Governo do Estado para melhoria da qualidade de vida no campo. “Sou coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes), criado para amenizar as perdas que os municípios passam a sofrer a partir deste mês. Perdas que impactam diretamente o pequeno produtor. Mas queremos um Espírito Santo desenvolvido. Por isso, um dos eixos do programa é o investimento em agricultura, pois é nosso objetivo que o setor continue sendo a alavanca do desenvolvimento do nosso Estado”, declarou.

“O que nós vemos aqui hoje é a oportunidade de aumentar a produção dentro de um pequeno espaço de terra por meio da tecnologia. É isso que tem dentro desses botijões: tecnologia. E, como consequência, veremos as famílias com melhor qualidade de vida. Que estes botijões possam fazer a agricultura continuar caminhando na direção do progresso e desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, considerou.

O secretário da Agricultura, EnioBergoli, destacou a importância da pecuária de leite para a agricultura capixaba. “A pecuária é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente aquela praticada em pequenas propriedades, e é estratégica para chegarmos a todas as regiões do Estado, principalmente no interior. Por isso, nos empenhamospara beneficiar pequenos produtores com acesso à tecnologia para melhorar a qualidade genética dos rebanhos, aumentar a produtividade e reduzir custos”, explica.

A pecuária leiteira capixaba bateu recorde de produção em 2011, com o total de 451,3 milhões de litros, e a marca foi superada novamente em 2012, com produção de 465 milhões de litros por ano, o que dá uma média de 1,3 milhão de litros produzidos a cada dia. “Mesmo com a diminuição da área destinada à pecuária no Espírito Santo, a produção aumenta graças aos investimentos em tecnologia”, destacou.

“A entrega destes botijões é um passo importante para a pecuária capixaba. É uma forma de disponibilizar ciência e tecnologia ao produtor rural. Os investimentos no melhoramento genético do rebanho fazem a diferença. Ao produzir mais leite, o pecuarista tem mais renda, e o consumidor tem a certeza da qualidade do produto. Faz parte da missão do Incaper promover soluções tecnológicas e sociais, visando o desenvolvimento do Espírito Santo”, declarou o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Mello.

“As fêmeas que nasceram por meio de inseminação do Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina produzem, em média, 16 litros de leite por dia. Isso representa mais que o dobro na produção anterior, que era de, no máximo, sete litros por dia. Para serem beneficiados, os criadores de gadodevem estar organizados em núcleos com 5 a 10 associados. É preciso também que, entre os interessados, tenha um produtor ou um trabalhador que domine a técnica da inseminação artificial”, afirmou o gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani.

O presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras da Comunidade de Rainha da Paz, em Alegre, Edson Praça, é um dos beneficiados e veio buscar um botijão com 80 doses de sêmen. “Somos pequenos produtores e a boa parte dos membros da associação ainda não atinge grande índice de produção. Vimos neste programa uma oportunidade de melhorarmos a qualidade e aumentarmos a quantidade de leite produzido”, afirmou. A associação conta com três mulheres que foram capacitadas por meio do curso de inseminação oferecido pelo Incaper.

Estiveram presentes o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Neuzedino Alves de Assis, do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira, de prefeitos, secretários municipais de Agricultura, funcionários da Seag e do Incaper.

O Programa de Fortalecimento da Pecuária Bovina, iniciado em 2007, é coordenado pela Seag e desenvolvido em parceria com o Incaper, Senar, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), associações de criadores e cooperativas.

Pecuária Capixaba em números
- 31 mil estabelecimentos com bovinos;
- 2,2 milhões de cabeças de gado (juntando produtores de leite e de corte);

Pecuária de leite:
- 17 mil produtores de gado leiteiro;
- 350 mil vacas ordenhadas;
- 465 milhões de litros de leite em 2012;
- Os principais municípios produtores de leite são: Ecoporanga, Linhares, Colatina, Alegre, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Baixo Guandu e Cachoeiro de Itapemirim;
- 193 núcleos de inseminação artificial, que atendem produtores em mais de 53 municípios.

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior