06/12/2012 13h29 - Atualizado em 05/07/2016 17h56

Projeto ‘Idaf Informa’ utiliza rádios comunitárias para integração junto aos produtores rurais

6 de dezembro de 2012

O projeto de educação sanitária e ambiental ‘Idaf Informa’, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), tem levado orientações e promovido uma maior interação entre os técnicos da Instituição e os produtores rurais dos municípios de Itarana e Itaguaçu. O trabalho consiste em programas semanais em rádios comunitárias com a participação da médica veterinária Carolina Dadalto Borgo e do engenheiro agrônomo Michell Bahia Dutra Emerick, que destacam temas relacionados às ações cotidianas do órgão e respondem perguntas enviadas pelos ouvintes.


Os programas vão ao ar às terças-feiras no horário das 6h30min às 7 horas, na rádio Itamix FM de Itarana, trazendo informações da área animal. Já nas quintas-feiras são abordadas questões ambientais e de defesa e inspeção vegetal. Em Itaguaçu, no mesmo horário, a participação ocorre às segundas-feiras, na rádio Integração FM, com enfoque também no meio ambiente e agricultura. Assuntos como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, anemia infecciosa equina, mormo, ‘doença da vaca loca’, Guia de Trânsito Animal (GTA), queimadas, barragens e agrotóxicos são alguns dos já debatidos.


Carolina Dadalto Borgo explica que a atividade é realizada desde maio de 2012 e tem sido aprimorada, constantemente, com a inserção de novas atrações, como a previsão do tempo e o quadro ‘respondendo ao produtor’ no qual as dúvidas são esclarecidas. Na abertura, no encerramento e entre os blocos, são apresentadas músicas sertanejas de raiz. Os ouvintes podem ligar para a rádio sugerindo temas para os próximos programas. “Muitos produtores ainda são carentes de informações ou têm receio de ir ao Idaf tirar as dúvidas, por isso consideramos as rádios mecanismos práticos de levar conhecimento ao público alvo do projeto” comenta Carolina.


Para Michell Bahia Dutra Emerick apesar do pouco tempo no ar o programa tem tido um retorno muito positivo. “Cada dia mais percebo que os produtores associam o Idaf como um parceiro para a busca da preservação ambiental aliada ao crescimento e fortalecimento da produção agropecuária capixaba”.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Jória Motta Scolforo
Tel.: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard