17/08/2015 13h08 - Atualizado em 05/07/2016 18h59

Responsáveis técnicos de Iúna participam de Dia de Campo

17 de agosto de 2015



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, na última quinta-feira (13), um Dia de Campo com Responsáveis Técnicos que atuam com orientação e elaboração de projetos de licenciamento ambiental para despolpadores de café. O objetivo foi alinhar procedimentos e instruir os participantes quanto a novas metodologias utilizadas.

A capacitação foi ministrada pelo pesquisador Sérgio Maurício Lopes Donzele, da Epamig/MG, Sammy Fernandes Soares, da Embrapa Café, Aldemar Polonini Moreli, do Ifes/Ibatiba, Juarez de Sousa e Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e por servidores do Idaf em Iúna.

Um dos temas abordados foi a regularização da atividade, que é fundamental para o desenvolvimento da cafeicultura capixaba. “
"Tivemos a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas quanto à legislação e aos critérios ambientais de funcionamento dos despolpadores de café", explicou o engenheiro agrônomo e chefe do Idaf em Iúna, Michell Bahia Dutra Emerick.



Aproveitamento agrícola da água residuária

Durante o treinamento, os responsáveis técnicos foram apresentados a uma nova técnica para aproveitamento da água utilizada no despolpamento de café na agricultura, é a chamada fertirrigação. Atualmente, na maioria dos estabelecimentos, a água residuária é disposta em caixas para infiltração. Entretanto, essa água pode ser aproveitada para adubação, levando nutrientes e matéria orgânica para o solo cultivado. Além dos benefícios para as plantações, representa economia para o produtor.

"Esperamos, com essa capacitação, que os profissionais atuem como disseminadores desta nova tecnologia, levando conhecimento ao campo e promovendo sustentabilidade e economicidade no meio rural", explica a tecnóloga em saneamento ambiental do Idaf, Janemary Entringer, que também participou do treinamento.

Diretrizes técnicas

No Espírito Santo, as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental das atividades de descascamento/despolpamento e de secagem de café estão previstas na Instrução Normativa nº 015, de 23 de outubro de 2014, e Instrução Normativa nº 003, de 03 de fevereiro de 2014. Os documentos estão disponíveis no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), no menu Instituição/ Legislação/ Departamento de Recursos Naturais Renováveis – DRNRE/ Comissão de Licenciamento Ambiental - CLAM.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Idaf
Francine Castro
Texto: Thaís Tonini
Tels: (27) 3636-3651
thais.tonini@seag.es.gov.br
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard