23/10/2012 07h46 - Atualizado em 05/07/2016 17h48

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa será em novembro no ES

23 de outubro de 2012

A partir do dia 1º de novembro terá início no Espírito Santo a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, sob coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que integra a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Nesta etapa, que segue até o dia 31 de novembro, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos), independente da faixa etária.

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf de seu município, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral realizada no Idaf.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). Alguns dos sintomas clínicos da doença são perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais.

O Espírito Santo mantém o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, há mais de dez anos.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard