08/07/2015 13h42 - Atualizado em 05/07/2016 18h57

Seminário com orientações sobre as mudanças na legislação da inspeção animal é realizado em Guaçui e Venda Nova do Imigrante

1º de julho de 2015

Nesta quinta-feira (02), produtores rurais, proprietários de agroindústrias e empresários de Barra de São Francisco e Nova Venécia terão a oportunidade de discutir as mudanças na legislação da inspeção animal estadual e seus impactos na agroindústria familiar capixaba. Os debates serão realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Em Barra de São Francisco o encontro será na Câmara Municipal às 9h e em Nova Venécia, às 14h30, no Cerimonial D’venezia. O último seminário, do total de sete promovidos pelo Idaf, será no município de Itapemirim, na próxima terça-feira (06), às 14 horas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Encontros similares foram realizados nessa terça-feira (30) nos municípios de Guaçuí e Venda Nova do Imigrante, em Cariacica (23/06) e em Santa Teresa (24/06). Nos eventos, o principal assunto é a modificação na inspeção dos matadouros frigoríficos. O processo, que atualmente é realizado por um profissional do Idaf, passará a ser feito por empresas credenciadas pelo órgão, mantendo-se a segurança sanitária e o padrão de qualidade do serviço oferecendo, ainda, mais agilidade aos procedimentos.

“A modificação na inspeção dos matadouros frigoríficos vai melhorar o crescimento sustentável do setor produtivo. Serão cerca de 50 veterinários que deixarão de atuar em frigoríficos e serão realocados em diversos tipos de setores, inclusive na orientação aos produtores, dando, dessa forma, mais agilidade aos processos”, destaca José Maria de Abreu Junior, diretor presidente do Idaf.

Agroindústria capixaba

Também são discutidas, durante os encontros, as mudanças ocasionadas por dois decretos assinados recentemente pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura Kátia Abreu. O decreto de número 8444 altera o sistema de inspeção federal. Já o decreto de número 8445 muda a regulamentação de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que consiste no reconhecimento da equivalência entre os serviços de inspeção.

Patrícia Dordenoni, moradora de Venda Nova do Imigrante, comercializa seus queijos com o selo de inspeção do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) há um ano e acredita nas mudanças dos serviços de inspeção. “Vendo meus queijos com o selo do SIM há um ano e consegui melhorar a qualidade dos nossos produtos e o reconhecimento dos consumidores, acredito que com essas novas mudanças a tendência é melhorar ainda mais”, comenta.

Inspeção animal no Estado

Atualmente funcionam 19 matadouros frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual. Em cada estabelecimento há um médico veterinário do Idaf acompanhando e inspecionando desde a chegada do animal, todo o processo de abate até a expedição das carcaças. O processo de inspeção é realizado em duas etapas. A inspeção dos animais ainda vivos, que verifica clinicamente as condições de saúde deles, e outra após o abate, que identifica criteriosamente se há na carcaça e vísceras doenças como brucelose, tuberculose, cisticercose, dentre outras.

Os técnicos inspecionam todas as partes do animal abatido, uma a uma, no intuito de certificar que o consumidor receba em sua mesa um alimento seguro e de qualidade. Neste processo, observam-se ainda as boas práticas de fabricação, a higiene dos estabelecimentos, dos funcionários, dos equipamentos, dos materiais utilizados e a estocagem correta dos alimentos (refrigeração adequada das carnes).

Próximos encontros

Seminários com orientações sobre as mudanças na legislação da inspeção animal estadual e os impactos na agroindústria familiar capixaba

Barra de São Francisco
02/07, às 9 horas