16/05/2014 11h38 - Atualizado em 05/07/2016 18h54

Servidores do Idaf participam de Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambiental

16 de maio de 2014

Dois servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participam da próxima segunda-feira (19) até quarta-feira (21) do XII SIBESA – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em Natal (RN).

A tecnóloga em saneamento ambiental do Idaf, Isis de Castro Souza, apresentará o trabalho que traz como tema o perfil anual de emissão de licenças de carvão do Idaf desde a formação da equipe de licenciamento do órgão, em 2008. “Percebemos que o licenciamento ambiental de atividades agropecuárias no Espírito Santo, apesar da limitação de recursos, principalmente humanos, avançou muito nos últimos anos devido a diversos fatores como o aumento do número de ações educativas e de fiscalização, além de medidas coletivas de licenciamento”, comenta Isis.

O tecnólogo do Instituto, Gabriel Hector Fontana, apresentará o “Estudo da viabilidade de desnitrificação em sistema híbrido anaeróbio/aeróbio a partir da utilização de biogás como fonte externa de carbono”. O objetivo é auxiliar na criação de novas tecnologias visando à remoção de nutrientes de águas residuárias, em especial o nitrogênio, que podem vir a ser prejudiciais aos corpos hídricos receptores. “Trata-se de uma pesquisa de base, mas que constitui um importante passo para o desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento de efluentes, já que, em excesso, o nitrogênio pode trazer uma série de prejuízos, como a mortandade de peixes e o comprometimento da qualidade da água para abastecimento público”, explica Gabriel Hector.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard