30/07/2012 12h48 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Servidores do Idaf participam de treinamento para controle de brucelose e tuberculose animal

30 de julho de 2012

A partir desta segunda-feira (30), médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participam do curso de Treinamento em Métodos de Diagnósticos e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal, que ocorre na Universidade Vila Velha (UVV).

O curso, com carga horária de 40 horas, se estende até a próxima sexta-feira (03) e, no dia 13, terá início uma nova turma. Ao todo, trinta veterinários serão capacitados. O treinamento é pré-requisito para que os profissionais atuem no inquérito da brucelose e tuberculose, previsto para o mês de setembro.

O inquérito irá integrar um estudo sobre a situação epidemiológica da brucelose e tuberculose no Espírito Santo, que está sendo realizado pelo Idaf, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Algumas propriedades, sorteadas aleatoriamente, terão seus animais analisados.

Segundo a médica veterinária do Idaf, Daniele da Costa, esse estudo será fundamental para as ações de defesa nesse segmento. “De acordo com a prevalência das doenças e os resultados obtidos, podemos definir melhor nossas diretrizes de defesa. O estudo nos permitirá saber se precisamos focar mais na vacinação, por exemplo, ou no processo de erradicação das doenças. Por enquanto, estamos na fase de controle”, explica Daniele.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard