09/07/2013 09h37 - Atualizado em 05/07/2016 18h01

Servidores do Idaf recebem treinamento para o Cadastro Ambiental Rural

9 de julho de 2013

Engenheiros agrônomos e florestais e técnicos agrícolas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participam de treinamento para implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O cadastro é uma exigência do novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012) e, no Espírito Santo, será coordenado pelo Idaf.

Aproximadamente 160 servidores, que atuam em diversos municípios do Estado no âmbito do Departamento de Recursos Naturais Renováveis, estão sendo capacitados para utilização do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), que será a ferramenta utilizada para o cadastro.

A capacitação foi ministrada, na semana passada, para os servidores que atuarão como ponto focal nos escritórios regionais do Idaf. A partir da próxima semana, todos os demais profissionais, além debaterem sobre o novo Código Florestal, serão capacitados a utilizar a ferramenta de cadastro no Espírito Santo.

CAR

O CAR consiste no registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedade ou posse) públicos ou privados, que irá integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das Reservas Legais, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

A previsão é que ainda no terceiro trimestre deste ano seja publicado o decreto que regulamenta o CAR no Espírito Santo.

Programação:
Cariacica: 15 e 16 de julho