15/12/2015 13h01 - Atualizado em 05/07/2016 19h02

Servidores do Idaf são desafiados a ter uma vida mais saudável

15 de dezembro de 2015

Os servidores do Escritório Central do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Vitória, participaram, nessa segunda-feira (14), de um encontro com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para conhecer um pouco mais do “Movimento 21 dias por uma vida mais saudável”.

Aproximadamente 40 servidores ouviram as dicas da gerente do Programa Vida Saudável, Simone Barni. “Os comportamentos que adotamos ao longo de nossa vida influenciam diretamente em nosso estado de saúde e doença. Por isso, precisamos aumentar o protagonismo do cidadão com a própria saúde para que olhe para si, observe e escolha ações e formas para um autocuidado”, diz.

“Nenhuma mudança de comportamento acontece de uma noite para o dia. Por isso, pesquisamos qual seria o tempo ideal para começar uma mudança e identificamos que seriam 21 dias. Estudos comprovam que esse é o tempo mínimo para que o cérebro comece a se acostumar com um hábito e entre em modo automático”, explica a gerente do Programa Vida Saudável.

A proposta do “Movimento 21 Dias por uma vida mais saudável” é ajudar as pessoas a começarem uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida a partir de três grupos de desafios: alimentação saudável, atividades físicas e convívio familiar. “Afinal, muitas doenças, como a obesidade, diabetes, hipertensão e complicações cardíacas, também podem ser evitadas com a mudança de comportamento”, orienta Simone Barni.

A engenheira de alimentos do Idaf, Eliany d´Ávila, já aderiu ao movimento e escolheu os desafios de ingerir mais líquido e fazer pequenas pausas para alongamentos durante o dia. “Precisava mesmo iniciar a prática de hábitos saudáveis e a palestra foi um incentivo. No mesmo dia me inscrevi e escolhi meus desafios. São simples, mas pretendo ir inserindo novas ações gradativamente”, conta.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar do programa. Para isso, é preciso fazer o cadastro no site www.movimento21dias.com.br. Em cada grupo de desafios existem sete diferentes opções, com pontuações distintas. O usuário pode escolher um ou mais para encarar por 21 dias seguidos. E, a cada dia cumprido, recebe uma medalha. No site também é possível conferir o ranking daqueles que estão com melhor pontuação.

Assessoria de Comunicação do Idaf
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br