06/07/2012 05h31 - Atualizado em 05/07/2016 17h43

Técnicos são capacitados no Programa de Integração Digital do Idaf

5 de julho de 2012

Nesta quarta-feira (5), dez técnicos dos escritórios regionais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participam de capacitação sobre o módulo público do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), que compõe o Programa de Integração Digital do Instituto. Os técnicos atuarão como multiplicadores para capacitar os profissionais dos demais escritórios do Idaf, distribuídos em todos os municípios do Espírito Santo.

O Simlam é modelo no Brasil no que se refere à política florestal e será fundamental para administrar informações sobre os processos de licenciamento ambiental, fornecer ferramentas para o monitoramento e gestão das atividades licenciadas e dos procedimentos relacionados à área florestal. A ferramenta também vai permitir o acesso a uma base cartográfica consorciada com o Geobases, que irá subsidiar os processos de regularização de terras devolutas.

A partir do dia 1º de agosto, a abertura de processos no Idaf, nas áreas de recursos naturais e de terras e cartografia, deverá ser feita apenas pelo Simlam e as informações poderão ser visualizadas pelo módulo público do aplicativo, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br). “Estamos capacitando nossa equipe para que o sistema seja implementado o quanto antes e possamos, assim, facilitar e agilizar os procedimentos, além de permitir o controle efetivo da tramitação e localização de processos”, disse a diretora-presidente do Idaf, Lenise Menezes Loureiro.

Para o chefe do Departamento de Terras e Cartografia do Instituto, Robson Britto, com o novo sistema, o Idaf ofertará um trabalho ainda mais transparente, já que as informações são disponibilizadas a todos. “Além de nos permitir responder com mais eficiência às demandas existentes nos processos em tramitação, o sistema será também uma ferramenta de planejamento para identificarmos eventuais necessidades de capacitação, treinamento ou mesmo relocação de servidores”, destacou Britto.

Programa de Integração Digital

O Programa de Integração Digital do Idaf visa integrar, em uma base de dados única, informações de todos os departamentos que compõem o Instituto: defesa sanitária e inspeção animal, defesa sanitária e inspeção vegetal, terras e cartografia, recursos naturais renováveis e crédito fundiário.

O programa tornará possível a conferência online da documentação, com a geração de relatório imediato quanto às pendências, o acesso via Internet da tramitação de processos, controle do vencimento de documentos, centralização de dados de pessoas físicas e jurídicas, entre outros benefícios.

Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro