12/11/2014 07h53 - Atualizado em 05/07/2016 18h56

Trabalho do Idaf em Alegre é destaque na Câmara de Vereadores do município

12 de novembro de 2014

O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foi destaque durante sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Alegre. O reconhecimento foi comunicado ao Instituto esta semana pelo presidente da Casa, Romário Brasil Magalhães.

Na ocasião, alguns representantes da Câmara parabenizaram o Idaf pelos excelentes serviços prestados na região, agradecendo aos servidores pela presteza demonstrada no desempenho de suas funções. Para o chefe do Instituto em Alegre, Rômulo Leal Polastreli, é gratificante esse tipo de retorno.

“Ficamos felizes por saber que o trabalho está sendo realizado de forma satisfatória. Estamos cumprindo com nossas obrigações, buscando contribuir com o bem-estar das comunidades e com a preservação dos recursos naturais, além da preocupação sanitária nas áreas animal e vegetal”, diz Polastreli.

Controle da raiva em herbívoros

Outra ação do Instituto colocada em destaque pela Câmara Municipal foi o controle populacional dos morcegos hematófagos para minimizar o risco de disseminação da raiva, sobretudo em herbívoros.

Esse trabalho é feito com a instalação de redes em lugares como grutas, cavernas e currais. Após a captura, com equipamentos apropriados para a atividade, é aplicada no dorso dos hematófagos uma pasta com efeito hemorrágico, chamada vampiricida. Como os morcegos têm o hábito de lamberem-se mutuamente, um animal tratado com a pasta provoca a morte de aproximadamente 20 outros membros da colônia.

“O trabalho feito no distrito de Araraí e adjacências foi de grande importância, garantindo maior tranquilidade aos moradores daquela área”, disse Romário Magalhães.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504