11/04/2014 12h44 - Atualizado em 05/07/2016 18h44

Transporte irregular de produtos lácteos é flagrado pelo Idaf na Serra

11 de abril de 2014

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu aproximadamente 1.200 quilos de produtos lácteos (manteiga e iogurte) transportados em temperatura superior à permitida por lei. A apreensão ocorreu durante blitz realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal na última quinta-feira (10), na Serra.

O médico veterinário do Idaf, Agostinho Sergio Scofano, explica que a legislação exige temperatura máxima de 10ºC para o transporte e conservação dos produtos, entretanto, a temperatura registrada foi de até 22ºC. “O não cumprimento das exigências sanitárias prejudica a qualidade dos produtos, colocando em risco a saúde dos eventuais consumidores”, diz.

Toda a carga foi destruída e a empresa foi autuada. O valor da multa ainda será definido.

Educação sanitária

Durante a blitz, médicos veterinários do Idaf realizaram ação de educação sanitária, orientando os motoristas quanto à obrigatoriedade do Serviço de Inspeção Oficial (municipal, estadual ou federal) para a fabricação de produtos de origem animal ou mesmo para as atividades de abate.