26/02/2016 12h22 - Atualizado em 05/07/2016 19h03

Treinamento para emissão on-line da Guia de Trânsito Animal em Guaçuí

26 de fevereiro de 2016

Estão abertas as inscrições para o treinamento sobre emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Guaçuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura O curso, que acontecerá no dia 10 de março, no Telecentro do município, é gratuito e as vagas são limitadas.

Em setembro, o Idaf disponibilizou para os produtores a possibilidade de emitir a GTA sem precisar comparecer a um escritório do Idaf. A facilidade, por enquanto, é exclusiva para o transporte de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos destinados a transações de abate, reprodução e engorda dentro do Estado.

O médico veterinário do Idaf, Juliano Pereira Chaves, responsável pelo treinamento, explica que os produtores rurais, médicos veterinários autônomos, responsáveis técnicos, lojistas e outros usuários não estão habituados a utilizarem o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) pelo qual a GTA on-line é emitida. “Como é um procedimento recente, entendemos a necessidade de capacitar as pessoas para usarem o sistema”, diz.

Além disso, a partir de abril, as GTAs para os casos mencionados só poderão ser emitidas pela internet. Por isso, é importante que os usuários sejam devidamente treinados antes desse prazo.

Guia de Trânsito Animal

A GTA é um documento obrigatório para o trânsito de bovinos, bubalinos, suídeos, ovinos, caprinos, equídeos, aves, peixes, entre outros animais. O transporte dos animais sem GTA sujeita o proprietário a multa, além de apreensão e sacrifício dos animais que estiverem sendo transportados, não cabendo indenização.

Serviço:

Curso GTA online
Data: 10 de março de 2016 (quinta-feira)
Local: Telecentro (Rua Emiliana Hemery, 40 – em frente ao Cartório Eleitoral)
Inscrições: Secretaria Municipal de Agricultura – (28) 3353-4841 ou Escritório do Idaf em Guaçuí – (28) 3553-1504

Tel.: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504