25/05/2016 14h08 - Atualizado em 05/07/2016 19h04

Universitários recebem orientações sobre atividades do Idaf

25 de maio de 2016

Alunos do primeiro período do curso de Agronomia do campus da Ufes em São Mateus conheceram um pouco mais sobre as atividades do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A palestra foi ministrada nesta quarta-feira (25) pelo técnico do Instituto, Lucas Rodrigues Nicole.

A iniciativa é realizada como parte da disciplina "O Agrônomo no Agronegócio", coordenada pelo professor Adriano Alves Fernandes, e conta com palestras de outros profissionais também.

Os estudantes foram apresentados às principais atribuições do Idaf no Estado, com foco nas atividades desenvolvidas pelos engenheiros agrônomos. “Este é o terceiro ano consecutivo que desenvolvemos este trabalho com os estudantes que estão começando a jornada acadêmica. A experiência tem sido bastante positiva para apresentar o Idaf e contribuir com a formação desses futuros profissionais, que em breve estarão no mercado de trabalho”, disse Lucas, que é graduado em Agronomia e mestrando em Agricultura Tropical.

Para o professor Adriano Fernandes, o objetivo é enriquecer o conhecimento aplicado aos alunos. “Esperamos que, ao término da disciplina, eles conheçam as oportunidades de trabalho existentes e possam ter um direcionamento do futuro que pretendem seguir. Estabelecer esse vínculo do fututo profissional com o Idaf é essencial para que tenham conhecimento da legislação em vigor e do funcionamento dos órgaos ambientais, conferindo maior segurança de ação para quando estiverem atuando. Também é importante que eles reconheçam essa parceria com o Instituto, como um espaço de apoio e orientação. Nossa preocupação é com a formação de profissionais capacitados tecnicamente, mas sobretudo que atuem com ética”, explicou o professor.

O Idaf

Com unidades em todos os municípios do Espírito Santo, o Idaf, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), atua na promoção e execução das políticas de defesa sanitária; de inspeção de produtos de origem animal e vegetal; de controle e fiscalização das atividades agropecuárias e florestais, bem como das políticas agrária e cartográfica, no território estadual.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504